Rochas de A-Z

Ir em baixo

Rochas de A-Z

Mensagem por Admin em Qua Jun 14, 2017 11:52 pm

Basalto

O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, rica em silicatos de magnésio e ferro e com baixo conteúdo em sílica, que constitui uma das rochas mais abundantes na crusta terrestre, muito mais frequente que o gabro, que é o seu equivalente plutónico.
O basalto é uma rocha de granulação fina, coloração escura, matriz afanítica, frequentemente com textura porfírica, com fenocristais de olivina, augite e plagióclase, e uma matriz cristalina fina. Esta rocha apresenta uma textura mineral de grão fino devido à rocha em fusão sofrer um arrefecimento rápido e assim não permitir o crescimento de cristais.
Ao atingir a superfície durante uma erupção vulcânica, o basalto atinge temperaturas entre 1100 e 1250°C. Em forma de lava, o basalto flui relativamente fácil podendo formar vulcões em escudo. A fluidez do basalto deve-se ao seu baixo teor em sílica.
O termo basalto deriva do latim basaltes, que significa pedra muito dura. A aplicação do termo na moderna petrologia, no sentido de basalto descrever uma rocha derivada de lava e com uma determinada composição mineralógica, deve-se a Georgius Agricola, que em 1556 utilizou esta designação.
O basalto é tipo mais comum de rocha vulcânica e a principal rocha constituinte da generalidade das ilhas oceânicas, incluindo a Islândia, os Açores, a Madeira, as Canárias, Cabo Verde e as ilhas do Havai.
O basalto também ocorre na superfície de outros planetas do Sistema Solar, como Marte, Vénus e Lua. Alguns meteoritos do tipo acondrítico são também constituídos por basaltos, o que evidência atividade vulcânica no corpo celeste no qual se originaram. Existem acondritos basálticos que derivam da Lua, enquanto que outro grupo de acondritos basálticos são provenientes da superfície de Marte.
O basalto, pela sua dureza e resistência à meteorização, é explorado para a produção de alvenarias na construção civil e como rocha ornamental para revestimentos e calçadas.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/05/2017

Ver perfil do usuário https://www.forum-mineralogia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Granito

Mensagem por Admin em Seg Jul 10, 2017 9:59 pm

Granito

O granito (do latim granum grão, em referência à textura da rocha) é um tipo comum de rocha ígnea ou rocha magmática, intrusiva ou plutónica de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente pelos minerais: quartzo, mica (biotite e/ou moscovite), feldspato e por vezes anfíbolas. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.
O granito é uma rocha sólida, dura e resistente, sendo por essas qualidades utilizado como rocha ornamental e na construção civil.
O granito pode apresentar diversas colorações: avermelhada, rosada e creme-acinzentada.
Em Portugal a paisagem granítica revela-se principalmente em extensos planaltos, em serras, nas Beiras e em várias regiões montanhosas. Há ainda a considerar um maciço de dimensões mais reduzidas, na serra de Sintra, com cerca de 10 por 5 quilómetros.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/05/2017

Ver perfil do usuário https://www.forum-mineralogia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum