Escala de Mohs

Ir em baixo

Escala de Mohs

Mensagem por Admin em Sab Jul 22, 2017 12:22 am

Escala de Mohs

A Escala de Mohs quantifica a dureza dos minerais, isto é, a maior ou menor resistência que a superfície de um mineral apresenta ao ser riscada por outro mineral, o diamante risca o vidro, portanto, é mais duro que o vidro.
Esta escala foi criada em 1812 pelo mineralogista alemão Friedrich Vilar Mohs (1773-1839), que estabelece graus de dureza, composta por dez minerais de diferentes durezas existentes na crosta terrestre.
Os dez graus de dureza são: 1 – talco, 2 – gesso, 3 – calcite, 4 - fluorite, 5 - apatite, 6 – ortóclase, 7 - quartzo, 8 - topázio, 9 - corindo e 10 – diamante. O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro da escala, que é o talco, e o valor 10 dado ao diamante que é a substância mais dura conhecida na natureza.
A escala de Mohs não corresponde à dureza absoluta de um material. Por exemplo, o diamante tem dureza absoluta 1500 vezes superior à do talco. Entre 1 e 9, a dureza aumenta de modo mais ou menos uniforme, mas de 9 para 10 há uma diferença muito acentuada, pois o diamante é muito mais duro que o corindo (ou seja, que o rubi e a safira).
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/05/2017

Ver perfil do usuário https://www.forum-mineralogia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum